Farroupilha

RESERVAS

Nossa história

Fundada em 1984, o Farroupilha Grill iniciou em Belo Horizonte as suas atividades na rua Gonçalves Dias, 1451, onde funciona hoje a Faculdade de Ciências Gerenciais - UNA - já como churrascaria, sendo considerada uma das melhores casas de churrasco do Brasil. Geraldo Magela Batista, proprietário do Farroupilha Grill desde a sua fundação disponibiliza em suas 03 unidades o que há de melhor em churrasco, fruto da experiência nas serras gaúchas.

(foto interna da Casa Pampulha)

História do verdadeiro churrasco Farroupilha

Originário do Rio Grande do Sul, Estado que sediou uma das maiores revoluções já vistas na história do Brasil, conhecida como revolução Farroupilha em 1835 - 1845. Esse Estado também foi o berço do surgimento do conhecido churrasco por volta do século XVII, nas imensidões dos Pampas, quando essa parte do Brasil, disputada por castelhanos e paulistas, era ocupada por milhares de cabeças de gado selvagem, oriundas de Buenos Aires e de outras áreas da Argentina.

A princípio, o churrasco - como o conhecemos - era raríssimo, pois, naquela época não havia a preocupação com o comércio da carne bovina, mas sim com a obtenção de couro e de sebo. Para isso, realizavam-se as vacarias - as matanças de gado. Os vaqueiros, depois de correrem, cercarem e matarem os bois, cortava o pedaço mais fácil de partir e o assavam inteiro num buraco aberto no chão, temperando-o com a própria cinza do braseiro.

No final do século XVII, o churrasco tornou-se uma prática mais difundida, criando-se assim, novas técnicas para o seu preparo. Surgiram os cortes especiais da carne, como a costela e a paleta. A generalização do hábito de comer churrasco acabou popularizando diferentes estilos de consumo conforme a sua regionalidade e conforme seus costumes.